O que é ROI (return of investments)?

ROI, sigla anglo-saxónica de ” Return On Investment ” ( ou retorno do investimento ), é uma medida financeira utilizada para avaliar a eficiência de um determinado investimento, ou comparar diferentes investimentos. Pode ser utilizado por empresas, mas também com aplicação nos resultados de um site na internet, servindo como ferramenta de avaliação das diferentes opções de aplicação de investimentos em produtos e serviços na Internet.

COMO POSSO MEDIR O ROI (retorno de investimentos) DE UM SITE, SERVIÇO OU PRODUTO NA INTERNET?

Através do Google Analytics conseguimos medir o retorno do seu  investimento financeiro e focar em resultados a curto, médio e longo prazo. O Google Analytics é um sistema gratuito, oferecido pelo Google, de tracking (acompanhamento e estatística) de visitas em websites. Com esse sistema é possível controlar o comportamento dos usuários dentro de um website, ou seja saber com quais palavras chave as pessoas tem encontrado seu website, suas páginas mais visitadas, entre outras várias ferramentas que oferecem valiosas informações, que se bem interpretadas e manipuladas podem aumentar o número de conversões, o que é chamado o retorno sobre o investimento (ROI).

Citarei aqui algumas das ferramentas oferecidas pelo google analytics comecando pela sessão “Visitors”, que é subdividida em:

  • “Overview” – Exibe uma visão geral de várias estatísticas dentro do website, onde entrarei em detalhes sobre cada uma.
  • “Map Overlay” – Aqui você você tem acesso ao número de visitas que você obteve em cada um dos países, isso é muito interessante quando você está focando o website para um público de diferentes países, assim analisando o tráfego por área você pode concentrar mais esforços em determinada região.
  • “New vs. Returning” – Aqui temos uma porcentagem dividida entre as pessoas que estão visitando o seu website pela primeira vez e os que estão ja o visitaram pelo menos uma vez, e que se estão de volta provavelmente é porque o conteúdo agradou.

Há também uma outra seção especial como Visitor Trending que possui as seguintes métricas:

  • “Visits” – Exibe todas as visitas ao website divididas por dia, e também exibe um cálculo da média diária de visitas. Possui gráficos estatísticos assim como todas as outras opções de visitas, facilitando uma comparação de tráfego.
  • “Pageviews” – Exibe o número de páginas visualizadas por dia dentro do website. É uma ótima ferramenta, pois mesmo que você mantenha o mesmo tráfego no website, você pode aumentar o número de páginas vistas, criando mais conteúdos interessantes, reformulando navegação, fazendo alterações que mantenham o usuário interessado em seu website.

Com o Google Analytics você poderá acompanhar de perto toda a totalidade e retorno de seus visitantes. Saberá com exatidão se as campanhas de marketing online tem surtido efeito através de novas conversões, novos visitantes, permanência de usuário em seu site, taxa de rejeição de usuário e outras métricas importantes de acompanhamento e monitoramento do retorno de seu investimento. Sim, nós iremos mantê-lo informado a respeito do RETORNO DE SEU INVESTIMENTO para que você possa alcançar seus resultados.